segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Química contextualizada com o cotidiano do aluno

CONSTRUINDO UM EXTINTOR CASEIRO:

     Podemos estar relacionando o nosso dia-a-dia como o ensino de Química através do experimento construindo um extintor de incêndio caseiro, que visa mostrar ao aluno a importância da Química em sua vida prática, o experimento permite mostrar aos alunos as reações entre ácidos e bases, empregando reagentes de seu cotidiano.

Material Utilizado:

a- 1 frasco de refrigerante de 600 mL

c- 1 tubo de ensaio de 35 mL
                                               
d- 450 mL de vinagre
 
e- bicarbonato de sódio (NaHCO3)

Experimento:

             Com o auxílio de um estilete, fure a tampa do frasco de refrigerante de 600 mL. O furo da tampa deve permitir que  evitar vazamentos que podem prejudicar o experimento, devido à perda de reagentes.
            No frasco de refrigerante, coloque 450 mL de vinagre comum e, no tubo de ensaio, adicione o bicarbonato de sódio de modo que o vinagre fique 2 cm abaixo da borda do tubo, tenha cuidado para que o bicarbonato de sódio não entre em contato com o vinagre, pois isso dará início imediato à reação química. Em seguida,feche o frasco de refrigerante com a tampa, apertando-a bem.
             Para o extintor entrar em funcionamento, tampe o furo de saída, da tampa da garrafa de 600mL, em seguida sacuda vigorosamente o extintor, no intuito de provocar a reação química entre o vinagre e o bicarbonato de sódio. 
             Em seguida, incline o extintor para baixo, dirigindo-o para a região que você deseja atingir e tire o dedo da tampa, liberando assim a saída do líquido. 
         A mistura de água e etanoato (acetato) de sódio será “expulsa” do extintor devido à pressão provocada pela formação do dióxido de carbono (CO2). Para as quantidades de vinagre e bicarbonato de sódio utilizadas, o jato inicial do líquido emitido pelo extintor terá um alcance aproximado de três metros de distância. Mantendo-se o extintor inclinado para baixo, o líquido continuará a ser expelido durante aproximadamente 30 segundos.

Entendendo o experimento

            Reações de ácido e  base fazem parte do nosso cotidiano. Entre vários exemplos, podemos citar: os aspectos relacionados à higiene, como a eliminação dos resíduos ácidos, deixados pelos alimentos em nossa boca, pelas pastas de dentes que possuem caráter básico; na ação dos antiácidos, tais como os hidróxidos que são usados contra a acidez estomacal e na correção da acidez do solo, para fins agrícolas.
            A equação química responsável pelo jato observado produz etano ato de sódio (acetato de sódio) e ácido carbônico, o qual se decompõe em água e dióxido de carbono (gás carbônico, CO2): 
H3CCOOH (aq) + NaHCO3 (s) → H3CCOO-Na+ (s) + CO2 (g) + H2O (l). 
            O gás produzido na reação aumenta a pressão interna do extintor e, sendo esta maior do que a pressão externa, a água e o sal formados na reação são expelidos para fora do extintor. O extintor só pode ser empregado quando o fogo estiver em um nível inferior ao do frasco com a mistura reacional, pois é necessário que o gás carbônico “empurre” a água e o sal formados na reação para fora do extintor. 
            Visando mostrar a importância do experimento, podemos comentar sobre as classes de incêndio: A (materiais que queimam em profundidade e superfície, como madeira, papel, etc.); B (líquidos que queimam na superfície, como gasolina, álcool, etc.); C (aparelhos elétricos e eletrônicos energizados, como computadores, etc.) e D (materiais que requerem extintores específicos, como sódio, magnésio, etc.). Este extintor é exclusivo para a classe A, mas pode ser empregado na classe C desde que os aparelhos incendiados não estejam ligados à rede elétrica.
            Pode-se também orientar os estudantes quanto à importância da prevenção de incêndios, como a criação de brigadas de incêndios, colocação de sensores de fogo em ambientes e recomendações quanto aos cuidados sobre a evacuação de locais fechados em casos de incêndios.
  
Resíduos, tratamento e descarte
            Os resíduos gerados neste experimento podem ser descartados no lixo comum. As garrafas de plástico (PET) devem ser encaminhadas para a reciclagem.
OBSERVAÇÃO: Não é necessário um contra gotas, basta um furo na tampa da garrafa (PET) de 600 mL. 


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