Uma das formas de aproximar os conteúdos didáticos da disciplina de química com o cotidiano dos alunos é através do estudo de ácidos e bases
O Potencial Hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.
As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH , sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.
Os valores de pH variam de 0 a 14 e podem ser medidos através de um aparelho chamado phmetro, mostrado na figura abaixo, mas podemos medir o pH (com menos precisão) com o uso de indicadores.
Mas o que é um indicador? É uma substância que revela a presença de íons hidrogênio livres em uma solução, ele muda de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH.
Veja como classificar se uma solução é ácida ou básica:
pH 0 a 7 - soluções ácidas
pH = 7 - soluções neutras
pH acima de 7 - soluções básicas ou alcalinas.
Neste vídeo será construída uma escala de pH utilizando o extrato de repolho roxo como indicador, que será utilizada para classificação de diferentes soluções do cotidiano.
OBSERVAÇÃO: O extrato de repolho roxo deve ser guardado na geladeira, ou de preferência, congelado, pois se decompõe com o tempo.
Nesta imagem podemos identificar através da coloração e do valor do pH substâncias que podem ser encontrada no nosso dia-a-dia e com isso determinar se são ácidas ou básicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário